sexta-feira, 6 de julho de 2012


Kitesurf na Barra do Cunhaú

 - Estive na Barra do Cunhaú – RN entre 26 de junho até 01 julho de 2012 . Apesar do vento nesta época do ano no Nordeste não ser tão constante e falhar durante algumas horas, o velejo foi possível todos os dias e  com certeza o local é ótimo para a prática do kitesurf.   A Barra do Cunhaú é o encontro do Rio Catú e Curimatú com o mar. Dependendo do horário o  velejo terá características completamente diferentes.  Como o rio não tem correnteza forte o encontro das águas  cria um grande lago ótimo para um velejo tranqüilo.  Mas a Barra do Cunhaú não se resume a isso.
Na descida da maré, em virtude de bancos de areia, surgem pequenas ondas no leito do rio ótimos para a prática do Kitewave.
Com a maré alta as águas ficam mais revoltas, mas nada que atrapalhe o velejo, sempre lembrando que se quiser tranqüilidade é só sair da foz e velejar no rio de águas tranqüilas.
O interessante é que dependendo da maré e da lua, a corrente altera sua força e direção.
Em virtude da corrente, a entrada na água para quem está no lado da barra se dá preferencialmente próxima as pedras da praia que formam uma pequena barreira onde a corrente não empurra tanto para a praia. Depois disso, é só curtir.
Força do vento e tamanho do Kite.
Levei para a Barra do cunhaú  um kite 09 e um 12. O 12 foi utilizado todos os dias sempre tranqüilo. Havia colegas mais pesados que estavam com um 14. Apenas um dia onde o vento bateu 20 nós,  entrei com o 09, mas só velejei por 50 minutos, quando vento voltou para os 12/13 nós habituais.

Acidente na Barra –
Na estada presenciei um acidente com um aprendiz de kitesurf.  Apesar do local ser tranqüilo e de fácil velejo, como sabemos kitesurf é um esporte que envolve riscos e só deve ser praticado por pessoas que tiveram um mínimo de instrução.
O colega que se acidentou não sabia velejar, estava ainda aprendendo os primeiros comandos e resolveu tentar sozinho, sem instrutor....Resultado: diversos hematomas, cortes e arranhões pelo corpo, um corte na coxa com muitos pontos além de perder o kite.
O acidente: O rapaz treinava com o kite na água, no lado da praia da Restinga. A praia pelo lado do rio é tranqüila e rasa, local ótimo para aula e treino. Enquanto treinava, o kite caiu na água e o aprendiz não conseguiu re-decolar. Como a maré estava vazando, a correnteza o arrastou lentamente  para as pedras que formam uma barreira na foz.  As ondas acabaram por jogar o “kitesurfista” nas pedras causando o danos  já narrados.
O acidente acima foi visto por mim e por diversas pessoas desde o início.  As pessoas que estavam próximas do aprendiz tal como ele,  não tinham qualquer experiência com o kitesurf, e quando um dos que estavam conosco (João) do lado de cá da Barra conseguiu chegar para resgatar o aprendiz, já era tarde e ele já tinha se acidentado.
Ocorre que se o aprendiz tivesse a mínima noção de segurança com kitesurf isto não teria acontecido.  Neste caso, bastaria que ele tivesse utilizado a ejeção. 

Como chegar:
Se você estiver em Natal, basta pegar a BR 101 sentido João pessoa e seguir aproximadamente 70 km até Canguaretama, município que fica depois de Goianinha. Ao chegar na cidade pegue a saída a direita e ao final da via lateral cruze a BR passando por baixo da estrada para poder entrar na cidade. Em Canguaretama, siga cerca de 18km pela RN-269, passando por aproximadamente 40 quebra-molas  até o litoral.
Quem estiver em Pipa, fica ainda mais fácil. São aproximadamente 12 km pela balça. Não me atrevo a explicar, pois neste caso um pedido de informações torna a vida bem mais fácil.

Onde ficar, comer e apoio de praia:
Em virtude da época do ano, a Barra estava bem vazia. Assim, alguns restaurantes estavam fechados. Deixo de me pronunciar quanto a este tem, pois infelizmente não pude experimentar a  gastronomia local, que segundo comentários é muito boa. Quanto a onde se hospedar, há algumas pousadas interessantes a preços que variam de R$ 80,00 a 200,00 reais.
A pousada Kitesurf do Adriano oferece estrutura de praia para os velejadores com compressor e área gramada para montagem e desmontagem dos kites.  Mesmo ao lado há um pequeno resort com ótima estrutura de quartos e hospedagem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário