quarta-feira, 18 de julho de 2012





LOS ROQUES  - Abril de 2012

Depois de anos de espera, a viagem de 07 dias a Los Roques foi definitivamente concretizada. Faço o relato da viagem com algumas dicas, mas abri um tópico especial para informações para aqueles que desejam lá fazer kite.
Após diversas pesquisas na net, tendo como principais fontes os blogs viaje na viagem e o o blog do marcelo lemos. Meus agradecimentos a ambos. Seguem os links:
  www.marcelolemos.blog.br  Agora com novo endereço em: http://acrosstheuniverse.blog.br/
  www.viajenaviagem.com

Como moro no Acre, fui de Gol até Manaus e de COPA até  Caracas. No aeroporto de CARACAS peguei o voo da chapi air que custou U$ 250 ida e volta por pessoa. O limite de peso é de apenas 10 kg por pessoa, sendo cobrado 1 U$ por kilo de excesso.
Há algumas taxas a serem pagas. A taxa de embarque para Los Roques que custa algo em torno de Bsf $40,00.  Ao desembarcar em Los Roques é necessário pagar a taxa  de entrada do Parque Nacional de Los Roques no valor de Bsf  $180,00 e por fim, uma taxa de embarque internacional que deve ser paga no voo de saída da Venezuela-Caracas para o Brasil ou outro país no valor aproximado de Bsf  $160,00. Colo sempre os valores aproximados porque o valores alteram muito na Venezuela em face da instabilidade econômica.

Quanto a troca de dinheiro, não tive problemas. Fui até a a ROQUEMAR e o rapaz que trabalha lá chamou um cambista que fez a operação numa boa na taxa de 8x1. Mas, nunca esqueça de conferir o dinheiro e conta-lo bem.
Ao chegar no Aeroporto, você deve ir ao outro terminal de embarque. Esta transferência pode ser feita por dentro do aeroporto (se você não tiver saído do saguão de desembarque) ou pelo lado de fora. Pelo lado de fora, saindo do saguão, basta ir para sua esquerda, e logo a frente você verá o outro terminal. Lá fora sempre aparecem os bagageiros com carrinhos querendo carregar suas malas. Por 5 dolares eles levam até você no colo. (rs).
As empresas que fazem para Los Roques ficam localizadas no final do terminal. Tenha sempre cuidado com os horários dos voos. O que pude ver é que há diversos horários nas diversas empresas, e que enumera-los aqui é bastante arriscado, pois que os mesmos não são cumpridos à risca. Pelo que vi, os últimos voos saem por volta das 16:00 horas, já que não há, até o momento,  voos noturnos em Los Roques. Desta forma, tenha atenção na sua hora de chegada em Caracas e ver se há possibilidade de encaixar o voo para Los Roques. Caso contrário terá de dormir na capital Venezuelana. Segundo comentários há de se ter certo cuidado com taxistas e demais serviços naquela cidade. 
Voamos em um avião bem pequeno, com capacidade para 06 passageiros. 


 Posso dizer que é bem legal, visto que o mesmo voa a aprox. 5000 pés de altitude, proporcionando uma vista fantástica da chegada à Los Roques.


ONDE SE HOSPEDAR

Há diversas pousadas em Gran Roque (ilha principal de Los Roques) para se hospedar com diversos preços. Escolhi para ficar a pousada Guaripette no sistema pensão completa ao preço de U$ 100 dolares por dia por pessoa. Fui com minha esposa.  O sistema de pensão completa vale a pena. No início fiquei meio na dúvida se não seria uma má escolha, pois não gosto de ficar preso ao mesmo lugar para comer. Só de imaginar ter de comer todos os dias no mesmo lugar estava me dando calafrios, mas por comodidade principalmente a minha esposa fui na pensão completa. Tiro certo. A comida na pousada é ótima, variada e farta. Para aqueles que não comem de tudo, a cozinha prepara, inclusive prato especial para o hóspede. O sistema de refeições adotado pela pousada é muito interessante. O horário das refeições é fixo,  diferente do sistema tradicional dos  hoteis onde você tem um período de tempo para café, almoço ou janta. Em regra todas as pousadas funcionam neste sistema para melhor aproveitamento do tempo do próprio hóspede. O café da manhã é servido em regra a partir das 07:30, onde podendo ser antecipado nos dias de passeios onde a ilha de destino é mais distante.
Para os que escolhem a pensão completa não há com o que se preocupar. Junto com o barco segue uma caixa térmica com lanche, água, frutas e refrigerante. Caso queira, pode acrescentar o que quiser na caixa, como por exemplo cerveja. A caixa térmica é essencial, pois que  apenas 03  ilhas tem algum tipo de lanchonete que nem sempre têm algo a oferecer. Ao chegar dos passeios,  é servido um lanche leve que variou entre  pizza, pasteis e nacos com molho.  A janta não demora, servida quase sempre às 20:00  e via de regra com 02 pratos e sobremesa. Tudo bem servido. 

FOTO

Como todos comem no mesmo horário, há sempre uma boa integração entre os hóspdes, que acabam trocando ideias, dicas e considerações acerca de cada passeio.


É possível ir a Los Roques e não escolher o sistema pensão completa, mas não aconselho. Se você realmente não tiver como fazer esse esforço financeiro também não desanime. A única coisa é que você terá um pouco mais de trabalho no momento das refeições. Há mercearias e quintandas na ilha de Gran Roque que vendem frutas, biscoitos, sucos, refrigerantes, cervejas e etc. Quanto a restaurantes e lanchonetes, você os encontra também, mas não mais que cinco ou seis um tanto quanto modestos. Há uma pizzaria na praça central que serve uma pizza agradável. A grande questão é que com ceretza você conseguirá economizar algum dinheiro não ficando no sistema Pensão Completa, só que não será muito, talvez 20 dolares por dia, que , com cereteza absoluta não paga o conforto do sistema "all inclusive", que, inclui também passeios às ilhas mais próximas, como Madriski e Franciski.
Bom citar que os passeios as diversas ilhas de Los Roques devem ser pagos, e custam em torno de R$ 40,00 cada por pessoa (muito barato). Você pode pagar diariamente ou ao final da estada, tudo depende da conversa que tenhas com a gerente da pousada onde vai ficar. 


GRAN ROQUE

As pessoas ficam normalmente hospedadas na ilha de Gran Roque. É nesta ilha que fica o aeroporto, as pousadas (há outras pousadas em outras ilhas, mas são exceção) e todo o resto da estrutura do arquipélago como por exemplo mini mercados, banco (venezuelano apenas) restaurantes (pouquíssimos) dentre outros. A ilha de Gran Roque não tem praias interessantes, portanto, serve apenas como ilha de apoio para as demais ilhotas que serão visitadas dia após dia de sua estada no arquipélago. FOTO


Após o café da manhã, por volta das 09:00, os hóspedes das pousadas  dirigem-se até o pier para embarcar nos barcos que os levarão até as ilhas escolhidas para visitação anteriormente via de regra.






Esta escolha deve ser feita, preferencialmente, através do gerente de sua pousada, que entra em contato com os barqueiros na noite anterior ao passeio e combina itinerário, quantidade de pessoas no passeio e etc.  

FUNCIONAMENTO DOS PASSEIOS - Los Roques é um conjunto de ilhotas (caios) com praias de paisagens variadas. Por se tratar de uma reserva ecológica existem apenas umas 20 que podem ser visitadas (são mais de 300 ilhas), mas que são suficientes para o deleite de qualquer ser humano.







Todos os dias a pessoa embarca  no pier em uma embarcação que o levará para conhecer duas ou três ilhas. O tempo de permanência em cada ilha pode ser dilatado ou diminuído, tudo depende da forma como combinar com o barqueiro. Este passeio é geralmente agendado na tarde ou noite anterior, via de regra, através da pousada. É possível contratar o passeio na hora, mas o contato pela pousada é sem dúvida muito mais cômodo. Fale com o gerente da sua pousada e peça para ele agendar seus passeios.


Acredito que em virtude das boas referencias dos blogs brasileiros, a Pousada Guaripette estava praticamente ocupada por tupiniquins, o que tornou a pousada muito agradável em face das belíssimas companhias que por lá também estavam hospedadas no mesmo período que eu. 


Mas quem não conseguir ficar na Guaripette não se preocupe, pois há muitas pousadas tão boas quanto ela.  A La cigalla, aquamarine e outras se mostraram excelentes. Um pouquinho mais simples que a guaripette, mas nem por isso ruim é a pousada Los Corales, que tem o Jesus como  patrono e cheff de cozinha!!!!

AS ILHAS
É claro que as experiências mudam de pessoa para pessoa, inclusive em face do clima que se pega em cada dia, pois que um dia nublado pode fazer com que não se veja 100% da beleza de uma ilha.
Em geral todas as ilhas visitadas são extremamente lindas, com aquele mar azul turqueza degradê em diversas tonalidades. Fique tranqilo que não é Photoshop.
Em face da sua exoticidade, a ilha de Sebastopol me chamou muita atenção. O seu enorme espelho dágua é fora de série. Em compensação a parte de praia é minúscula. O barco demora aprox. 35 min para chegar até lá. Abaixo há uma filmagem que ao final mostra o grande espelho d'água desta linda praia. 
As praias de Noronsqui, Korasqui, Laguna Rabusqui, Bequevê e Sarkis com certeza são bonitas, mas em minha opinião não se comparam as aqui abaixo citadas. Para quem quer mergulhar, apesar de não ter tido tempo para ir, a Boca de Cote é o lugar indicado.

Madrisqui - é bem próxima, e pode ser vista de Gran Roque. Tem uma praia absurdamente linda, com um mar azul exuberante. 

Francisqui -  também é próxima a Gran Roque, ficando ao lado de Madriski. Também tem uma praia bonita, mas chama atenção pelo espelho dágua gigante e por uma lagoa na parte de trás.  Esta ilha tem uma lanchonete. É um spot de kite. 


Caio d'água - Um mar super azul, e uma lagoa forma a foto mais tradicional de Los roques.




Caio Fabiam - Uma ilhota no meio do mar onde a galera do kite costuma ficar. É o máximo.













Caio Muerto - Tipo caio fabiam.

Carenero -    Praia pequena, paisagem fantástica e um bom local para a prática de kitesurf.





Aconselhar ilhas é algo muito difícil. Em nossas visitas verifiquei que cada pessoa teve preferência por uma ilha em especial por um motivo também específico. No certo, todas são lindas, umas mais outras um pouco menos. Não tenha medo de passar 5 ou 7 dias em Los Roques, pois a beleza é tanta que sobra para todos os dias. Gran Roque é uma ilhota pequena, e, portanto não é um lugar de balada. Mas, se você quiser tomar umas bebidas e escutar uma música você encontra uns bares próximos ao pier que abrem durante à noite. Ps.- Não esqueça o protetor solar para o dia e o repelente para a noite. Os mosquitos costumam atacar por volta das 19:00, mas este ataque diminui com o passar das horas. 




KITESURF EM LOS ROQUES

Um dos principais motivos que me levou a Los Roques foi a possibilidade de fazer kite naquele lindo mar azul. Infelizmente não tive sorte, pois que tive apenas um dia com vento por apenas 35 min de vento a 15 nós. Como não sabia o que me esperava levei um F-One tam 12 e um North Rebel  tam. 09 que sequer saiu da mochila.
Nos demais dias não tive sorte, sendo que por duas vezes entrei no mar com vento fraco e tive de voltar com o barco.


Há uma ilha com um corredor de vento que sopra um vento rajado de aprx. 14 nós. Ocorre que o vento só sopra no corredor e se você sair dali o kitre vai cair com certeza (Noroski ou Koraski).
Em Sebastopol peguei 35 min. de vento off shore com 15 nós. Simplesmente fantástico. Velejar naquela  água super cristalina é um sonho. Acreditem, durante o velejo vi diversas arraias, tartaruagas, peixes diversos, além de toda a flora marinha local, que é espetacular. Mas, realmente não era o período certo pra kite. O vento caiu de repente para algo em torno de 8 nós e não teve como voltar. O kite mal se sustentava e o jeito foi ser resgatado pelo barco de um pescador. De qualquer forma, valeu muito esse velejo.
Em bequevê peguei um vento de 12 nós que nos permitiu velejar donwind por mais de uma hora, mas sem possibilidade de orçar, o que tornava o velejo muito cansativo, já que a volta tinha de ser feita a pé.  Cuidado há lá um cachorro (labrador preto) que odeia kites e avança em qualquer kitesurfista que esteja velejando próximo a ele.
Em Madriski fiz um velejo rápido no belo espelho dágua, mas aviso desde já que é um lugar um tanto quanto perigoso, pois que o chão é formado por corais com muitos ourissos. A sapatilha de neoprene é item obrigatório.
Mas, acredito apenas que eu ( e outros muitos kite surfistas) tenhamos tido falta de sorte, pois muitos falaram que o vento lá em jan, fev e março estava sempre a volta dos 18-20 nós.
Infelizmente amigos, não tenho como fazer belos comentários de kite de Los Roques, mas sei que é um lugar maravilhoso para o esporte. Com ceretza exige certo cuidado em alguns lugares em virtude dos corais e por causa do vento Terral em algumas ilhas. Se puder ir em grupo será ótimo e mantenha o barqueiro sempre em atenção caso seja preciso utilizar o resgate.

Abaixo tem um pequeno clip que fiz da viagem. Se puder pule até o segundo 20, que é onde começam as filmagens. Neste "filme" há apenas uma cena que não é de Los Roques, que é de um rider saltando um coral. O resto é 100% original do arquipélago. Qualquer dúvida é só comentar. Abraços. 





3 comentários:

  1. Olá Rui!
    Que bom que meu relato apoiou a montagem do seu roteiro a Los Roques. Lendo o seu relato, deu ainda mais saudades de Los Roques e da galera da Guaripete.
    Que venham mais viagens!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo,
    agradeço novamente suas dicas. São pontuais, detalhistas, e muitíssimo bem elaboradas. Em suma, um roteiro a seguir.
    A todos apenas quero frisar: Los Roques é simplesmente inesquecível.
    Abraços,
    Bons ventos e Boas Viagens!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Aproveitando o embalo, meu blog mudou de endereço, de nome, de visual :)

    E os posts de Los Roques estão aqui:

    http://acrosstheuniverse.blog.br/categoria/destinos/caribe/los-roques/

    O endereço antigo redireciona pro novo, mas se vc puder atualizar, melhor ainda.

    Abraços! ;)

    ResponderExcluir